Alerta: ‘Digitais Influencers’ estão aplicando golpes em Irecê
O que é um Digital Influencer?
1. Um influenciador é aquele que influencia;
2. Um influenciador não é, necessariamente, uma celebridade;
3. E vice-versa;
4. Influência é sinônimo de credibilidade;
5. Um influenciador é MUITO próximo do público com quem ele fala.
Apesar de ainda ser uma cidade do interior, em crescimento, Irecê tem “chovido” estrelas do Instagram. Relativamente, é muito fácil se tornar um Digital Influencer, basta ter um celular, internet e ideias na cartola. Mas ai que tá, contas falsas são criadas e até compra de seguidores, likes e comentários fakes (falso), como isca para os lojistas.
Casos parecidos já aconteceram pelo país. Mas desta vez, aconteceu e está acontecendo em Irecê. “Já apareceram vários aqui, dizem ser famosos, influenciadores e que conseguem seguidores fáceis pra gente”, relatou Socorro Lima, 40 anos, empresária da loja Original380º, no centro da cidade.
Ela conta que recentemente, um deles, apareceu em sua loja e fez a proposta de um sorteio online, e estava tudo articulado com outras empresas. “Choveria seguidores e clientes reais”, ressaltou.
Esperançosa, aceitou a proposta e foi ai que se decepcionou, não houve retorno.
Mas não generalizando, alguns ‘Digitais Influencers’ trabalham de forma correta e realmente trazem resultados legais para a empresa. “Ultimamente a gente testou o serviço de um rapaz, formado na área, e foi muito bom. Os resultados foram legais e conseguimos vender para esses clientes, migrados do perfil dele”, contou.
É interessante notar que o mercado e ‘’influenciadores’’ é um dos que mais cresce no mundo atualmente — 5 das 10 celebridades mais influentes entre os adolescentes brasileiros são estrelas do YouTube, segundo essa matéria da ‘’Exame’’.
Todo mundo quer aparecer, ganhar coisas grátis e ter fãs. É muito fácil, é divertido, vamos investir naquela blogueira antes que a concorrência a leve para São Paulo para ser estrela de um comercial de shampoo!
No desespero de anunciar e não verificar direito quem é o parceiro, as marcas esbarram num pequeno problema: pessoas não são números, simples.
Desse modo, ficam 3 lições valiosas sobre influenciadores digitais:
1: Pessoas mentem — todo mundo quer ser famoso; saiba quem é aquele produtor antes de fechar o contrato;
2: Nem tudo é o que parece — fotos, vídeos, comentários… tudo pode ser comprado, fique atento;
3: não acredite só nos números — acredite no conteúdo.
O que é um Digital Influencer?
1. Um influenciador é aquele que influencia;
2. Um influenciador não é, necessariamente, uma celebridade;
3. E vice-versa;
4. Influência é sinônimo de credibilidade;
5. Um influenciador é MUITO próximo do público com quem ele fala.
Apesar de ainda ser uma cidade do interior, em crescimento, Irecê tem “chovido” estrelas do Instagram. Relativamente, é muito fácil se tornar um Digital Influencer, basta ter um celular, internet e ideias na cartola. Mas ai que tá, contas falsas são criadas e até compra de seguidores, likes e comentários fakes (falso), como isca para os lojistas.
Casos parecidos já aconteceram pelo país. Mas desta vez, aconteceu e está acontecendo em Irecê. “Já apareceram vários aqui, dizem ser famosos, influenciadores e que conseguem seguidores fáceis pra gente”, relatou Socorro Lima, 40 anos, empresária da loja Original380º, no centro da cidade.
Ela conta que recentemente, um deles, apareceu em sua loja e fez a proposta de um sorteio online, e estava tudo articulado com outras empresas. “Choveria seguidores e clientes reais”, ressaltou.
Esperançosa, aceitou a proposta e foi ai que se decepcionou, não houve retorno.
Mas não generalizando, alguns ‘Digitais Influencers’ trabalham de forma correta e realmente trazem resultados legais para a empresa. “Ultimamente a gente testou o serviço de um rapaz, formado na área, e foi muito bom. Os resultados foram legais e conseguimos vender para esses clientes, migrados do perfil dele”, contou.
É interessante notar que o mercado e ‘’influenciadores’’ é um dos que mais cresce no mundo atualmente — 5 das 10 celebridades mais influentes entre os adolescentes brasileiros são estrelas do YouTube, segundo essa matéria da ‘’Exame’’.
Todo mundo quer aparecer, ganhar coisas grátis e ter fãs. É muito fácil, é divertido, vamos investir naquela blogueira antes que a concorrência a leve para São Paulo para ser estrela de um comercial de shampoo!
No desespero de anunciar e não verificar direito quem é o parceiro, as marcas esbarram num pequeno problema: pessoas não são números, simples.
Desse modo, ficam 3 lições valiosas sobre influenciadores digitais:
1: Pessoas mentem — todo mundo quer ser famoso; saiba quem é aquele produtor antes de fechar o contrato;
2: Nem tudo é o que parece — fotos, vídeos, comentários… tudo pode ser comprado, fique atento;
3: não acredite só nos números — acredite no conteúdo.
COMENTÁRIO
Seja o primeiro a comentar!